quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasileiros querem regulação e acham que imprensa defende os próprios interesses


Por José Dirceu via seu Blog

A atuação politizada e enviesada de veículos da grande mídia não passa despercebida pela população. Pesquisa feita a pedido da Fundação Perseu Abramo mostra que 87% dos brasileiros acreditam que a imprensa representa os interesses de seus próprios donos, da elite e da classe política.

De acordo o levantamento da Mark Sistemas de Pesquisas, só 7,8% dos entrevistados creem que os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população.

A pesquisa mostra que 34,9% dos entrevistados acreditam que a mídia defende seus proprietários; 31,5% que defendem os mais ricos; e 20,6% que defendem os políticos.

Apenas 22% acham que os meios de comunicação costumam ser neutros e imparciais. E só 22% consideram que o direito de resposta é quase sempre respeitado atualmente no Brasil.

Para 36%, as notícias que aparecem na TV, nas rádios e nos jornais cobrem a maior parte dos acontecimentos importantes.

Além disso, 70% dos entrevistados desconhecem que as TV são concessões públicas. Quando informados que a maior parte dos meios de comunicação pertence a apenas 10 famílias, 39,8% consideram que isso é ruim para o país e 22,7% acham bom.

E um dado muito importante: 71% dos brasileiros defendem a criação de mais regras para regular a programação das TVs.

Não é à toa que essa pesquisa passou batida na maioria dos grandes veículos de comunicação

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