sexta-feira, 19 de julho de 2013

Instituições da sociedade civil organizada no RN pautarão a produção de energias renováveis nos assentamentos de reforma agrária e propriedades rurais da agricultura familiar




Nos próximos dias 26 e 27 deste mês de julho, instituições organizadas da sociedade civil estarão pautando a produção de energia renovável nos assentamentos da reforma agrária e propriedades rurais da agricultura familiar. O evento acontecerá no campus do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Cidade Alta, em Natal, onde deverá contar com a participação de várias representações da sociedade civil e de setores do governo federal que tem interesse em discutir o tema.

O Seminário tem entre tantos objetivos a formulação de propostas para a adequação do atual modelo de produção de energia a realidade dos assentamentos e demais áreas da agricultura familiar, alem disso discutir outras fontes de produção de energia renovável para alem da produção eólica.

O evento está sendo coordenado e organizado pela ONG TERRA MAR e reúne diversos apoiadores, entre tantos o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia - CERNE, do Governo Federal através do ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, Central Única dos Trabalhadores - CUT, Movimento de Libertação dos Sem Terras - MLST. As inscrições já estão abertas pelo site www.serapaf.cerne.org.br  e podem participar qualquer interessado da sociedade civil ou poder publico, mas são limitadas.

Conheçam um pouco mais sobre o histórico da produção de energia renovável no Brasil, do Seminário, papel da ONG TERRA MAR e a programação do evento:


Em 2012, o Brasil produzia cerca de 1.200 megawatts oriundos da energia eólica, correspondendo a 0,6% de participação no sistema elétrico nacional. 46 parques eólicos estavam ativos nesse período, em todo território nacional. Outros 140 novos empreendimentos deverão estar em operação até o final de 2013. Assim, passaremos a produzir cerca de 5 mil megawatts, passando para 4,2% de participação no sistema elétrico nacional.

Há ainda um grande potencial produtor para a energia eólica no Brasil, mas que exclui determinados segmentos produtivos e sociais. Mesmo estando em locais apropriados para a atividade, as áreas de reforma agrária ainda não são utilizadas na produção de energia eólica por impedimento legal.

Visando modificar esse cenário e promover a inclusão dos beneficiados da reforma agrária e agricultores familiares na cadeia produtiva dessa nova matriz energética, criamos um momento de debates, denominado SERAPAF - SEMINARIO ESTADUAL ENERGIA RENOVAVEL EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRARIA E PROPRIEDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR – para que essas discussões possam ocorrer com a participação dos diversos segmentos envolvidos no tema.

A intenção é, a partir dos debates, construir instrumentos legais e legítimos que promovam essa inclusão e iniciem uma rede de debates e proposições sobre energia renovável nos assentamentos.

A ONG TERRAMAR tem como principal objetivo buscar qualidade de vida e desenvolvimento com dignidade para comunidades do campo e da cidade, modificando processos e visões de mundo, de forma a posicionar as pessoas como partes ativas, protagonistas desses processos, privilegiando o compartilhamento de ideias e ações. A prioridade do Terra Mar são ações socioeducacionais na área da cidadania, a partir de trabalhos preventivos, onde a articulação com as políticas públicas, principalmente aquelas que garantam os direitos da criança e do adolescente, incluindo-se as atividades de combate às drogas, sejam privilegiadas. Além disso, o Terra Mar está apto a realizar ações que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades econômicas, socioeducativas e culturais que possibilitem a melhoria da qualidade de vida dos Agricultores e familiares, bem como é apto a realizar parcerias em função da realização das ações propostas.

PROGRAMAÇÃO
IFRN - CAMPUS CIDADE ALTA - NATAL/RN
1º dia - 26/07
9h - Abertura, Autoridades convidadas e participantes
10h Painel: Cenário e tendências com a produção de Energia Eólica Jean-Paul Prates - Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia - CERNE e Fernando Mineiro - Deputado Estadual PT/RN – Comissão de Energia da AL/RN

13h30 - Desafios e perspectivas para as áreas de reforma agrária a partir da implantação de parques eólicos Roberto Kiel - Assessor da Presidência do INCRA, Adhemar Lopes de Almeida - Secretário Nacional de Reordenamento Agrário - MDA e Paulo Teixeira - Deputado Federal PT/SP

15h30 Microgeração,Abastecimento e Eletrificação com Diogo Azevêdo Cruz - Diretor Setorial de Energia Solar Fotovoltaica - CERNE

2º dia

27/07 - Processo de organização documental de propriedades para instalação de parques eólicos - relato de experiência com Cesar Giovani de Almeida - Diretor do Departamento Fundiário da Almeida Prestação de Serviços.

09h30 - Os impactos dos parques eólicos na Agricultura Familiar com Gilberto Silva - Assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, José Rodrigues Sobrinho Presidente da Central Única dos Trabalhadores no RN – CUT, Edmilson Lima - Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST  e Jucenilson Angelo de Oliveira - Movimento dos Sem Terra - MST

11h Leitura, aprovação das propostas e encaminhamentos Coordenação do SERAPAF
12h Almoço

Mais informações acesse www.serapaf.cerne.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário