segunda-feira, 8 de julho de 2013

Economistas da oposição retornam pregando volta ao passado

Nesta semana, o COPOM (Comitê de Política Monetária) volta a se reunir para definir o que fazer com a taxa básica de juros. E, como sempre, a grande mídia traz de volta e dá destaque para os economistas da oposição.  Eles estão presentes também no noticiário político, sobre as eleições de 2014.

Esses economistas retornam com suas lições e receitas, aconselhando candidatos e dando aulas ao país. Alguns insistem no óbvio: investir e aumentar o crédito, priorizar a educação, a inovação e a infraestrutura. Mas foi exatamente isso que o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff fizeram.

Querem o BNDES fora do financiamento à indústria e à inovação, como um banco auxiliar de um Estado que prioriza os serviços públicos e a justiça, um Estado mínimo, sem ação econômica, a não ser para garantir as regras ditadas pelo mercado.

Para eles, o governo só deve garantir a estabilidade que se consegue com metas de inflação, câmbio flutuante e superávit fiscal, como se o mundo fosse neutro e o mercado, um Deus.

Querem cortar gastos e derrubar a demanda, falam de desindustrialização e baixos investimento e crescimento, câmbio valorizado, heranças da época que dirigiam a economia com Fernando Henrique Cardoso, esquecendo que a inflação era o dobro, o crescimento médio era a metade e o desemprego era uma realidade.


Querem a volta ao passado e não apresentam nenhuma nova estratégia. Mas a realidade se impõe, o câmbio já se desvalorizou, a demanda esfriou, os juros e o superávit sobem, deixando os críticos sem bandeiras ou somente com a bandeira de mais juros e mais cortes. E qualquer corte de gasto com aumento de juros vai levar à recessão e ao desemprego, à queda do consumo e do investimento, à queda de renda média e dos salários.

Mas garantiria grandes ganhos financeiros aos rentistas, únicos beneficiados com essas políticas conservadoras e cujo objetivo é a chamada austeridade.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário