quarta-feira, 3 de julho de 2013

Depois da repercussão negativa, Henrique promete pagar pela viagem ao “Maraca”

Por JH de Natal

Entre milhares de torcedores no Maracanã, detalhe mostra Laurita Arruda e Henrique ao lado do filho, em posição privilegiada no estádio. Foto: Super câmera Hyundai

Um erro que será imediatamente pago, ressarcido aos cofres públicos. Poucas horas após a Folha de São Paulo publicar a matéria em que mostra que o presidente da Câmara dos Deputados viajou com a família, em um vôo da FAB, foi isso que o deputado Henrique Eduardo Alves afirmou à imprensa nacional, demonstrando um arrependimento que contrastou, diretamente, com a alegria dos “caronas” que viram a final da Copa das Confederações no Maracanã, graças ao deputado.

“O deputado Henrique Eduardo Alves esteve no Rio de Janeiro cumprindo agenda previamente acertada com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No sábado, 29, os dois participaram de uma reunião almoço, na residência oficial, na Gávea Pequena”, explicou a assessoria dele por meio de uma nota enviada no final da manhã.

No esclarecimento, porém, nada de citação aos assuntos públicos e relevantes para a sociedade foram debatidos no encontro. Não citou, também, a presença no almoço do senador e pré-candidato a presidência da República, Aecio Neves, que segundo a Folha de SP estaria na “reunião” – mesmo com o fato de Henrique sendo um dos líderes do PMDB, partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata a reeleição.

Independentemente disso, ao final da nota, a assessoria ressaltou que o “presidente reconhece que a concessão da carona foi um equívoco e que, por dever, imediatamente, o corrige”, acrescentando que já determinou que seu gabinete faça os cálculos para promover o ressarcimento das custas com a viagem dos parentes aos cofres públicos. Segundo a Folha, inclusive, se cada um dos convidados de Henrique tivesse pago pela viagem, os custos com sete passagens seria de, aproximadamente, R$ 10,5 mil.

SÓ FESTA


O aparente arrependimento de Henrique Alves contrasta, diretamente, com a alegria que ele proporcionou aos sete exclusivos convidados que puderam ir ao Rio de Janeiro sem custos com a passagem, graças a influência que o parlamentar tem na Força Aérea Brasileira. No Twitter, Henrique Alves mesmo foi um dos que comemorou a viagem e o jogo: “BRASIL, seleção nota 10! E a torcida tb, nota 10! O campeão voltou!!”. Não há, no entanto, qualquer referência a viagem oficial do parlamentar e do encontro, também oficial, dele com o prefeito carioca.

A noiva do parlamentar, a jornalista e blogueira Laurita Arruda, também comemorou a viagem gratuita proporcionada pelo presidente da Câmara: “O campeão voltou… Rouquidão de hoje compensada”. O filho de Henrique e o publicitário Arturo Arruda, da Art&C, também comemoraram a viagem proporcionada com recursos públicos, postando imagens em redes sociais como Twitter e Instagram.

Segundo o jornal Folha de SP, todos aproveitaram para passear no Rio no sábado e, no dia seguinte, foram à final da Copa das Confederações, vencida pelo Brasil. O deputado e seus convidados usaram cadeiras destinadas a torcedores, e não às autoridades. (CM)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DE HENRIQUE ALVES

“O deputado Henrique Eduardo Alves ordenou ao seu gabinete parlamentar que fizesse o imediato recolhimento aos cofres públicos dos valores correspondentes às passagens Natal-Rio-Natal, relativos à carona oferecida em avião da FAB, por disponibilidade de assentos, a familiares, dias 28 e 30 de junho.

O deputado Henrique Eduardo Alves esteve no Rio de Janeiro cumprindo agenda previamente acertada com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No sábado, 29, os dois participaram de uma reunião almoço, na residência oficial, na Gávea Pequena.

O presidente reconhece que a concessão da carona foi um equívoco e que, por dever, imediatamente, o corrige”

Nenhum comentário:

Postar um comentário