terça-feira, 26 de março de 2013

QUATRO TONELADAS DE PEIXE SERÃO COMERCIALIZADOS NA SEMANA SANTA POR ASSENTAMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE



A tradição dos brasileiros de comer peixe no período da Semana Santa trará para as famílias assentadas da Reforma Agrária pelo INCRA e que estão inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, a garantia do pescado na mesa neste período santo. Esta semana, as famílais assentadas em Rosário, Ceará-Mirim, comercializarão quatro toneladas de peixe. O Projeto Pólo-Tilápia, localizado no Território da Cidadania do Mato Grande, no Rio Grande do Norte, produz tilápia durante todo o ano e garante o aumento da renda das famílias assentadas, além de ser uma alternativa viável para convivência com a seca. 

Nesta quinta-feira (28), no período da manhã, quatro tanques de tilápias serão despescados no assentamento Rosário, agrovila Canudos. Toda a produção foi comprada pela Emater/RN, através do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar, do Governo Federal. Os quatro mil quilos de tilápia serão doados para as famílias moradoras do assentamento e, também, para as famílias de baixa renda cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida, que moram na zona urbana de Ceará-Mirim.  

Segundo dados da coordenação do projeto, a Emater está comprando a produção ao preço de R$ 7,00 o quilo, totalizando investimentos na ordem de R$ 28.000,00. “Estamos garantindo o peixe na mesa do agricultor, portanto, distribuindo alimento saudável e de excelente qualidade nutricional, além de um acrescimo financeiro na renda familiar, neste mês de março, pela comercialização extra da Semana Santa”, comemorou a Agricultora Livânia Frisson.
 

SECA - A trabalhadora rural assentada disse também que a produção de tilápia mostra-se rendável a cada ano. No Assentamento Rosário, na agrovila Canudos, em que mora Livânia, a criação do pescado associada ao plantio de frutas (banana e mamão) garante renda fixa de um salário mínimo mensal para as famílias que lidam com o projeto. Também mostra-se como uma excelente alternativa para conviver com a seca.  

Para o superintendente regional do Incra/RN, Valmir Alves, que estará presente na despesca, a criação de tilápia em tanques mostra que mesmo em ano de escassez de chuva, como vem ocorrendo este ano no Nordeste Brasileiro, o pescado é uma saída para geração de ocupação e renda do trabalhador e da trabalhadora assentado/a. “Neste ano em que a falta de chuva representa um sofrimento para o agricultor, a criação de tilápia pode ser uma alternativa excelente e uma saída viável para garantir renda aos trabalhadores rurais”, afirmou Valmir Alves. O Superintendente afirma que já iniciou a discussão de parceria com o Ministério da Pesca para implementar a experiência em outros regiões do estado onde existe assentamentos do INCRA. 

 A criação e comercialização de tilápias é destaque entre os produtos comercializados nos assentamentos do Rio Grande do Norte, em especial, nos assentamentos Rosário, 

Aracati, Modelo I e II, Santa Águida e na comunidade Bebida Velha, nos municípios de Ceará-Mirim, Touros, João Câmara e Pureza. O projeto é incentivado pelo Incra, que apoia com o pagamento de energia e dá suporte para aquisição e transporte de insumos necessário para alimentação do peixe.   

HISTÓRICO - Nos assentamentos com produção de tilápias, a diversificação da produção vem crescendo com os incentivos financeiros e técnicos, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Petrobrás, Banco do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) e Governo do Estado. O projeto foi criado em 2004, sendo custeado com financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do MDA.

Texto Ascom INCRA
Foto: RN.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário