quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeitura de Jandaíra apresenta plano de abastecimento d´água e esgotamento sanitário.






A Prefeitura Municipal de Jandaíra apresentou, na manhã desta quinta feira (14), um estudo realizado por equipe de engenharia sanitária sobre o abastecimento d´água e o esgotamento sanitário do município. Além do estudo, a equipe apresentou um plano de execução para ser debatido com a sociedade.

De acordo com a engenheira sanitarista, Andressa Dantas de Lima, o estudo apontou vários problemas tanto no abastecimento quanto no esgotamento. A água servida pela Caern no município não recebe o tratamento adequado, é de baixa qualidade e não atende a demanda.

Caracterização do Sistema existente 







Problemas como poços desativados, sistema de abastecimento apresentando corrosão, ferrugem, ausência de reservatórios, problemas de infiltrações, fissuras e falta de material necessário ao tratamento da água causam todos os problemas enfrentados pela população local no que se refere ao abastecimento.
Se com a água os problemas se acumulam há mais de trinta anos, no esgotamento sanitário não é diferente. O estudo apontou o que os moradores do município já sabiam. Não existe sistema de esgotamento sanitário no município. O escoamento dos efluentes é feito por meio de forças rudimentares, construídas sem revestimento e sem nenhum critério sanitário.

Soluções






Quanto ao abastecimento d´água, o município pleiteia, junto ao Governo do Estado, a finalização do projeto da adutora do boqueirão. De acordo com o projeto, a construção da adutora contempla o município de Jandaíra passando pelos distritos de Santa Terezinha e Arueira até chegar à zona urbana.

Porém, o trecho que falta ser concluído, que vai de Parazinho a Jandaíra, ainda é um longo caminho a ser concluído se levarmos em consideração que os 32 km de adutora custam mais de oito milhões de reais, segundo a pesquisa.

Quanto ao esgotamento sanitário, a partir da aprovação do plano, o município vai apresentar as suas necessidades a Caern e aos demais órgãos para buscar os recursos necessários.

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Wdagno Sandro e aprovado pela Câmara Municipal pede ao executivo a inclusão do município no programa de esgotamento do Governo do Estado.





Uma alternativa apresentada pelo ex-prefeito Silvano lembrou que existe recursos, a fundo perdido, no Governo Federal destinado a execução desses projetos. contudo, alternativas que vão desde a execução deconvênios com o Estado e a União a possíveis emprestimos junto a instituições bancárias estão sendo analisadas.

Fonte: Blog Jandaira News

Nenhum comentário:

Postar um comentário