terça-feira, 5 de março de 2013

O real sentido do "diabo" mencionado pela presidenta Dilma


Parece de propósito - vai ver que é... - a forma como a mídia noticia hoje o pronunciamento que a presidenta Dilma Rousseff fez em João Pessoa nesta 2ª feira (ontem), ao entregar moradias do programa Minha Casa, Minha Vida a 576 famílias. A chefe do governo anunciou, também, obras de ampliação e melhoria do aeroporto da capital paraibana e do porto de Cabedelo e entregou 22 máquinas retroescavadeiras a municípios com menos de 50 mil habitantes do Estado, para ajudar na construção de estradas vicinais e melhorar o escoamento da produção agrícola.

Hoje alguns jornais publicaram chamadas puxando apenas para uma frase do discurso da presidenta, aquela em que ela diz que se pode brigar e fazer o diabo só na eleição. Assim, sem mais explicações, a publicação da frase dá margem à interpretação diversas.

Inclusive a de que a chefe do Estado brasileiro admitiu que se pode praticar até irregularidades numa campanha e numa eleição, quando o sentido de sua frase de efeito era meramente ressaltar a necessidade de manutenção de uma boa relação institucional entre os poderes, independentemente do partido a que pertençam o presidente da República, governadores e prefeitos.

Ela, na verdade, falou de relaçãoes institucionais

A presidenta abordou a questão explorando esse ângulo, exatamente porque teve todo o tempo acompanhando-a na visita a Paraiba o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). O que interessa, então, é a relação institucional da presidenta com o governador, independentemente da filiação partidária de ambos na sucessão presidencial e no Estado em 2014 e até mesmo da vitória do PT na capital paraibana contra o candidato apoiado pelo governador Ricardo Coutinho.

Por isso a presidenta da República destacou com sua frase de efeito que seu governo respeita os políticos de partidos adversários, apesar das paixões eleitorais. "Nós podemos disputar eleição, brigar na eleição, fazer o diabo quando é a hora da eleição. Agora, quando a gente está no exercício do mandato, temos que nos respeitar, porque fomos eleitos pelo voto direto do povo brasileiro", disse ela.

Sempre chamando o governador paraibano, Ricardo Coutinho, de "parceiro", a presidenta também destacou que as moradias inauguradas são "diferentes, com qualidade e acabamento" em relação às que se construíam antes no Brasil. Ela destacou o Bolsa Família como o maior programa de seu governo, ao lado do Minha Casa, Minha Vida.

Presidenta conta um "causo" envolvendo Lula

A presidenta Dilma rememorou, ainda, um "causo" envolvendo o ex-presidente Lula para explicar o motivo de os benefícios do Bolsa e do Mina casa serem concedidos em nome das mulheres. "O presidente Lula disse o seguinte: 'Se não for assim, vai aumentar o consumo de cerveja. (Já) a mulher vai dar (o dinheiro do benefício) para o filho", lembrou a presidenta.

A chefe do governo falou, também, sobre iniciativas de seu governo na área econômica, para concluir: "O Brasil vem mudando, vem mudando porque nós aumentamos as oportunidades de trabalho, reduzimos o desemprego e fizemos uma correção correta para o salário mínimo", disse a presidente. "O Brasil vem mudando porque, quando há uma crise lá fora, um espirro, o Brasil não pega pneumonia."

Por José Dirceu em seu Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário