sexta-feira, 1 de março de 2013

Busca e incentivo a convivência com a estiagem tem cido marca prioritária da Prefeitura Municipal de Jandaíra nos primeiros meses de gestão





Marcado por um território totalmente localizado no semiárido nordestino, o município de Jandaíra vem sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada desde o ano passado. Neste sentido a Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural vem incentivando os agricultores em iniciativas de convivência com a estiagem e apoio produtivo.

A idéia tem se iniciado e fortalecido com o incentivo aos pequenos grupos produtivos e os pequenos proprietários que usam mão de obra em regime de economia familiar, tendo apoio de equipamentos, máquinas agrícolas e manutenção de equipamentos hídricos para os poços de apoio produtivo. O exemplo mais recente é esse grupo localizado no Projeto de assentamento Guarapes, onde com a contra partida das famílias envolvidas e o apoio da prefeitura poderão continuarem produzindo e ampliando a produção para darem suporte a futuros programas de apoio a comercialização a serem implantados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

Atualmente o Grupo do Assentamento Guarapes se prepara para colher futuramente pimentão, melancia, tomate, macaxeira e sorgo, sem contar com o suporte forrageiro para os animais a base de capim e o próprio sorgo. A experiencia vem sendo organizada através da Associação do Projeto de Assentamento Guarapes em parceria com várias instituições, sendo a prefeitura um dos principais parceiros, alem de várias outras o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário