segunda-feira, 25 de março de 2013

As razões da preferência dos brasileiros pelo PT


Mais uma pesquisa, de novo do Instituto Datafolha, e o que ela aponta? A preferência de 29% dos eleitores pesquisados pela sigla PT; 55% dos brasileiros reconhecendo que o partido ajuda a presidenta da República, Dilma Rousseff, na sua gestão; 47% considerando que ajuda muito; e só 22% que ajuda um pouco ou não ajuda. Tudo ao contrário do que os formadores de opinião tentam impingir diariamente à população, imputando tudo que é de ruim ao PT e a sua participação e seu desempenho no governo.

A pesquisa indica, ainda, que 72% consideram o governo petista bom, número que não deixa dúvida do porquê do apoio à presidenta, a seu governo, ao PT, ao ex-presidente Lula e às suas duas administrações (2003-2010). Principalmente se considerarmos que o PSDB, o principal partido de oposição, tem a preferência de apenas 4,5% dos brasileiros que têm opção partidária; e o PMDB; 7,5%.

Vejam, após dois anos e três meses de mandato, a presidenta Dilma faz um governo ótimo ou bom para 65% dos brasileiros. Outros 27% classificam sua administração como regular. A avaliação negativa é de apenas 7%.

Pesquisas revelam confiança na economia e no governo

As pesquisa realizadas pela Datafolha nesses dias em geral revelam a confiança dos brasileiros e brasileiras na economia e no governo. Nada menos que 75% dos nossos patrícios acreditam que não correm risco de serem demitidos e 59% não têm medo de demissão. No tocante à economia, a pesquisa deste ano, comparada com a do ano passado, comprova o crescimento do otimismo em geral.

Antes 33% acreditavam que o desemprego iria diminuir; agora 41% acreditam que vai decrescer. No quesito poder de compra dos salários, no ano passado 39% dos brasileiros achavam que ia aumentar. Agora são 49% os acham que o poder de compra dos salários crescerá. E até mesmo a inflação: 13% achavam que ela iria diminuir. Pois agora, já são 18%. Entre os que achavam que ela iria aumentar, o número sofreu pequena queda: 45% no ano passado e 44% agora.

A situação econômica do país era aprovada por 44%; agora é por 51%. Ampliou-se também, e substancialmente, a percepção dos brasileiros quanto à importância do Brasil no mundo: eram 72% os que consideravam o Brasil muito importante no contexto internacional e o número subiu agora para agora 81%.

Tudo isto deixa a oposição e certa mídia enlouquecida, ao lado do dado de que para 76% do nosso povo o Brasil é um lugar bom ou ótimo para se viver. Em 2012 esse percentual era de 61%. São números que explicam a popularidade da presidenta e de seu governo e por que ela cresce em todas pesquisas espontâneas ou estimuladas.



(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário