quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Institutos de Meteorologia Analisam o Clima do Nordeste


Começa hoje (21), sob a coordenação da EMPARN, a IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil será realizada na quinta e na sexta-feira que vem (21 e 22), na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), na base física do Jiqui, em Nova Parnamirim. Os meteorologistas do Nordeste farão uma análise das condições oceânicas-atmosféricas e a previsão de chuvas para o trimestre março, abril e maio de 2013.

Na última reunião realizada em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de janeiro, sob a coordenação da Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do Ceará (FUNCEME), com participação dos núcleos estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC, INMET e participação de outros órgãos por intermédio de áudio-conferência de todo Brasil, foi concluído que com as condições apresentadas pelos campos dos parâmetros oceânicos-atmosféricos, durante o mês de dezembro de 2012, indicam que durante os meses de fevereiro, março e abril de 2013, as chuvas no semiárido da Região Nordeste do Brasil ocorreriam entre as categorias abaixo do normal a normal. O principal parâmetro que influenciou nessa conclusão foi a condição apresentada pelo oceano Atlântico Norte, aonde predominaram águas mais quentes em relação ao setor do oceano.

Vamos esperar o resultado que será divulgado amanhã pelos especialistas do clima, para identificarmos qual o quadro para a agricultura do RN.

Esperamos que venham boas noticias!!!
Por Marcos George via o Blog da FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário