quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A conquista da retroescavadeira para Jandaíra e a diferença entre o mérito do pedir e o garantir na gestão publica

Prefeito de Jandaíra (Beto Roque) e a comitiva do município de Pedra Preta formada pelo prefeito Luiz de Aroldo e sua equipe da Sec. de agricultura participam atentos do momento.

Nossa participação enquanto Secretário Municipal de Agricultura e o prefeito Beto Roque

Dizer, anunciar ou comemorar uma conquista faz parte do ego de todo ser humano, mas na gestão publica brasileira, talvez quando mencionamos qualquer uma das três palavras iniciais, seja para qualquer gestor muito importante e acima de tudo uma glória. Mas o mais importante, talvez seja o caminho a qual se trilha para podermos citar ou gritar de peito aberto as três palavras ditas nesse paragrafo inicial.

Mim porto a esta reflexão e ao titulo deste texto, pelo fato oportuno do texto ou artigo, assim como se queira chamar inscrito pelo colega Everton Santos através do Blog Jandaíra em Folco na ultima segunda feira, quando se referiu ao mérito do Gestor Anterior o prefeito Fábio Marinho, quanto a busca da adesão ao Programa "PAC 2" que poderá dar aos agricultores familiares de Jandaíra e do Brasil inteiro o mérito de receberem ainda este ano de 2013 duas máquinas das mais importantes para o desenvolvimento rural no caso uma retroescavadeira e uma motoniveladora.

Mas quando mim refiro da diferença do mérito do pedir ou aderir no caso específico aqui colocado e o garantir tem um grande caminho percorrido. Primeiro é bom lembrarmos que o gestor não fez mais que sua obrigação ao aderir ao Programa do Governo Federal, depois devemos lembrar que o Secretário de agricultura era uma assentado da reforma agrária, Agricultor de raiz e deveria ter como meta prioritária intervir junto ao seu gestor quanto a importância da adesão ao programa e por ultimo esse programa vem de encontro com as reivindicações de tantas pautas do Movimento Sindical rural Brasileiro ao longo da história de luta quando nos referimos ao tema desenvolvimento rural, fato este a qual nós a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais desse município também fizemos nossa parte em ajudar ao gestor e o secretário de agricultura sobre a importância da adesão.

E ao assumirmos a frente da Secretaria de Agricultura em 2 de janeiro, junto com o prefeito Beto Roque, fizemos questão de colocarmos como pauta prioritária de nossa gestão e a parti daquele momento começamos a trilhar o caminho exatamente para garantir a diferença do pedir ou aderir e o garantir. Desde la pra cá não temos medidos esforços para encaminhar todos os documentos necessários, articularmos com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário - DFDA do Estado do Rio Grande do Norte e participar das reuniões do programa, fato inclusive refletido pela participação de nosso prefeito e eu enquanto Secretário na ultima quarta feira dia 27 em Natal juntamente com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em exercício, onde teve a explanação pela DFDA e a Controla Geral da União quanto os objetivos, papel dos gestores e o controle social do Programa após a chegada das máquinas nos municípios.

Bom mais em fim, estamos aguardando a confirmação da agenda do Governo Federal, onde assim como Jandaíra mais 22 municípios irão receber as retroescavadeiras, sendo que 44 municípios do RN receberão motoniveladora nessa primeira etapa, Jandaíra no caso só receberá a motoniveladora, ou a popular catrepila ou patrol na segunda etapa que só deverá acontecer no segundo semestre. O fato é devemos aqui nos perguntar deu pra entender o porque que quando anunciamos fazemos parte do processo mais do quem pede mesmo que não deixe de ter sua participação? ou depois de entendermos isso, poderíamos perguntar e se não tivéssemos percorrido todo esse caminho de janeiro até aqui e que ainda vamos percorrer, porque até a falta do gestor na solenidade sem justa e bem justificada causa pode acarretar na desclassificação do município, e ai de quem é o mérito maior? e de quem seria a incompetência se não tivéssemos percorrido todo esse caminho?

Deixo essas perguntas de reflexões para nossos leitores e não vou mim portar quanto ao ônibus referido no texto do colega Everton Santos porque não tenho muita informação sobre o assunto, mas sobre o PAC 2 mim sinto na obrigação de trazer essas pequenas linhas para nossos leitores e demais amigos que queirão compartilhar.

demais Prefeitos e secretariados presentes

Delegado Adjunto do MDA no RN Dário Andrade fazendo apresentação do programa

Um comentário:

  1. O texto é muito bom. É assim que se faz. Pensemos o seguinte: quem pode fazer e, não sei por que não fez, tem mais é que louvar aquele que está fazendo, pois o importante é pensar no bem comum, na coletividade e não em grupo A ou B.
    João Batista

    ResponderExcluir