domingo, 16 de dezembro de 2012

“RN precisa criar suas comissões para buscar a verdade e justiça”, afirma Fátima


A parti da esquerda Deputado Estadual Fernando Mineiro(PT), Deputada Federal Fátima Bezerra(PT/RN) e a Deputada Federal Luíza Erundina(PSB/SP)

Na sexta-feira (14) foi realizado um debate sobre a Comissão da Verdade na sede da OAB/RN. Evento contou com a palestra da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP) que fez um balanço sobre o trabalho realizado no âmbito da Comissão Parlamentar de Memória, Verdade e Justiça, que ela preside no Congresso Nacional. A proposição do debate foi do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do RN e do mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

“Quero saudar a OAB/RN e a UFRN por saírem na frente no sentido da instalação de comissões da verdade em suas instituições. É preciso agora que a Câmara de Natal e a Assembleia Legislativa também deem esse importante passo na busca pela Memória, Verdade e Justiça, instalando suas comissões”, afirmou Fátima Bezerra. 

A deputada Luiza Erundina destacou o trabalho da Comissão Parlamentar de Memória, Verdade e Justiça que ao longo desse ano promoveu debates, oitivas, audiências públicas, seminários, homenagens e incentivou, junto aos estados e municípios, a instalação das Comissões da Verdade. “Queremos contribuir com a democracia no Brasil. Temos que revelar a verdade, queremos justiça para aqueles e aquelas que lutaram contra a ditadura. Temos mais que o compromisso, temos o dever para com a revelação da verdade”, enfatizou Erundina.

No discurso, Fátima reafirmou o compromisso militante do seu mandato para se fazer presente na luta em defesa da memória, verdade e justiça. 

Roberto Monte, coordenador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), ressaltou a iniciativa da Fátima em trazer a deputada Luiza Erundina para o debate. “A presença de Erundina vem reforçar a nossa luta pela verdade. Precisamos agora é ampliar o debate com a sociedade civil, movimentos e instituições para estimular a criação e manutenção das Comissões da Verdade no RN. É exatamente por isso que esse debate se faz tão importante”. 

O evento contou com a presença do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular; da vice-prefeita diplomada Wilma de Faria (PSB); dos deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Márcia Maia (PSB); do vereador George Câmara (PC do B); Hugo Manso (PT); comitês da Verdade da OAB-RN e UFRN; Associação dos Anistiados do RN; Levante Popular da Juventude-RN, dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário