sábado, 29 de dezembro de 2012

Eleição para a câmara movimenta política jandairense.







No dia do aniversário de emancipação, o cenário político em Jandaíra está explodindo novamente. A motivação da vez é a eleição para a mesa diretora da câmara municipal. Após a notícia de um acordo entre o vereador Lêvo de Oliveira (PT), o prefeito Beto Roque (PR), ambos diplomados recentemente, e representantes do PSB local, as manifestações populares ganharam as ruas e as redes sociais.


Representante de um seguimento popular composto por trabalhadores na agricultura e membro do partido que mais cresce no país, Lêvo de Oliveira foi eleito pela Unidade Popular em uma composição liderada pelo PMDB e PPS. 

Muito embora fizesse parte da coligação, mas como não fazia parte do PMDB nem PPS, a eleição do vereador foi difícil e se confirmou, apenas, após o indeferimento do registro de candidatura de um dos candidatos do PMDB, vereador Raimundo Batista.

Até a sua diplomação, Lêvo de Oliveira temia uma reviravolta nos tribunais. Caso o vereador Raimundo Batista conseguisse reverter, no Tribunal Superior Eleitoral, à decisão sobre a sua candidatura, Lêvo estaria fora da casa legislativa.

Como nos últimos dias, o prefeito Fábio Marinho (PMDB) permaneceu em Brasília, supostamente na companhia de advogados buscando apoio e articulando uma forma de manter a candidatura de Raimundo Batista junto ao Tribunal, o PT Jandairense se sentiu desprestigiado, uma vez que, perderia a vaga na câmara e agora confirma aliança com o PR e o PSB. 

Respondendo comentários no Facebook e justificando sua decisão política Lêvo usou a rede social para expressar sua decepção com o comportamento do Prefeito Fábio Marinho, líder do PMDB. 

Segundo Lêvo, o prefeito teria investido em seus redutos eleitorais tirando seus votos em favor de Reginaldo Dantas, candidato da preferência do prefeito, e articulado de todas as formas para manter Raimundo Batista.

No Facebook, Lêvo postou o seguinte comentário:

Lêvo de Oliveira Sinto muito pela sua decepção Vanice, Mas enquanto eu botava minha cara a bofete cantando meus versos em prol da minha coligação o seu admirado prefeito tirava meus votos para seu irmão. E ainda achando pouco até pouco dias lutava na justiça pra me tirar do cargo de vereador e colocar Raimundo Batista, só porque eu não era PMDB e sim PT, mas eu lutei da mesma forma que qualquer outro.
"VOCÊ NÃO SABE DA MISSA A METADE".


Desespero ou ato vingativo?

 

Após a confirmação das articulações para uma composição entre o PT, PR e PSB para a eleição da câmara, o desespero parece ter tomado conta dos pemedebistas de Jandaíra. 

Informações extraoficiais dão conta de que o prefeito, Fábio Marinho, teria feito uma reunião com os quatro vereadores que seguem sua orientação onde decidiram convidar um vereador eleito pela coligação adversária para uma composição.

No acordo proposto, os vereadores do PMDB e PPS votariam em Thiago Aguiar para presidente da câmara nos quatro anos de legislatura. O prefeito chegou a conversar com Thiago, por telefone, mas Thiago recusou a proposta oferecida.

Também em contato telefônico, a filha do vereador Laercio França (PMDB) conversou com Thiago fazendo a mesma proposta. As tentativas de articulação por parte dos membros do PMDB deixaram em evidencia o amadorismo e o desespero na condução de um processo. 

A tentativa de dar um troco na decisão tomada pelo Partido dos Trabalhadores não surtiu efeito e deixou evidente o modo autoritário de fazer política dos bacurais jandairenses.

Fonte: Blog Jandaira News, com Wendell Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário