segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Diretório Estadual do PT orienta parcerias com PDT, PSB e PCdoB


Em reunião no último sábado, 01 de dezembro, na Assembleia Legislativa, o Diretório estadual do PT decidiu orientar os diretórios municipais a estabelecerem parcerias político-administrativas com as gestões do PDT, PCdoB e PSB. Para o PT essas parcerias devem se dar tendo como base um programa de avanço para essas cidades e uma aliança para 2014 que suprima a política conservadora hoje liderada pelo governo do DEM no Rio Grande do Norte, único estado que governa.

O PT entende ainda que lhe cabe a tarefa de protagonizar a formação de uma aliança político-programática com esses partidos, até mesmo para a possibilidade de construção de um bloco mais amplo tendo esse núcleo de centro-esquerda como eixo central. Considerando essa ideia, o PT perseguirá o objetivo de construir essa aliança política já a partir de 2013, o que obviamente significa buscar parcerias para potencializar as gestões municipais do próprio PT e desses aliados e, assim, criar referências positivas que sirvam de contraponto ao caos do Governo Rosalba.

Resolução do Diretório Estadual do PT/RN

O resultado das eleições de 2012 criou um quadro político em nível estadual muito desafiador para o PT. O balanço que fazemos é de crescimento do nosso partido. A despeito de todas as dificuldades, aumentamos as nossas prefeituras em mais de 100% e crescemos o numero de vereadores (as). Nas duas maiores cidades do Estado, reconquistamos espaço nas Câmaras Municipais e a nossa candidatura a prefeito da capital deixou de disputar o 2º turno por uma diferença de apenas 0,3%. O companheiro Fernando Mineiro conseguiu a expressiva votação de quase 86 mil votos.

No balanço geral, as eleições municipais não conseguiram definir um cenário claro para 2014. O bloco governista elegeu a maioria das prefeituras, mas não pode nem de longe cantar vitória, até mesmo porque está em vias de uma forte divisão, com a ameaça cada vez mais concreta de afastamento do PMDB da base de Rosalba.

Os partidos de oposição (PT, PCdoB, PSB, PDT e PSD) elegeram cerca de 30% das prefeituras, mas o peso eleitoral difere positivamente desse percentual por conta da vitória em cidades polo como Nova Cruz (PSB), Parelhas (PT), Apodi (PCdoB) e Parnamirim (PDT), além da capital, que juntas representam mais de 1 milhão de habitantes, são referências para todo o RN e jogarão um peso decisivo para as eleições de 2014.

O PT terá um importante papel a cumprir nos próximos anos. Antes de qualquer coisa, precisamos fortalecer nosso partido, consolidando nossas organizações de base (DMs, polos, núcleos e setoriais), ampliando nossa atuação na Região Metropolitana de Natal, Mossoró e cidades polo, construindo um projeto alternativo para retomar o desenvolvimento do Estado.

Para isso, o PT deve priorizar a organização partidária e a formação de um bloco político de perfil progressista para 2014. Não podemos repetir os erros das alianças estaduais de período recente, que não serviram ao crescimento do PT. Tampouco podemos adotar uma política que nos conduza ao isolamento, porque isso terá consequências trágicas não apenas para o nosso partido, mas para os setores mais avançados da sociedade potiguar. Precisamos estabelecer políticas a partir de agora com segmentos sociais e partidos políticos que guardem afinidade com o PT e com quem temos uma relação de caráter estratégico. São os casos do PCdoB, PSB e PDT. Ao PT cabe a tarefa de protagonizar a formação de uma aliança político-prog ramática com esses partidos, até mesmo para a possibilidade de construção de um bloco mais amplo tendo esse núcleo de centro-esquerda como eixo central. O PT tem maturidade, acúmulo político e representatividade para cumprir essa missão e, assim, evitar que fiquemos a reboque do interesse de nossos aliados. 
Considerando essa ideia central, o Diretório Estadual perseguirá o objetivo de construir essa aliança política já a partir de 2013, o que obviamente significa buscar parcerias para potencializar as gestões municipais desses partidos e, assim, criarmos referências positivas que sirvam de contraponto ao caos do Governo Rosalba.

Para a consecução de um projeto de desenvolvimento democrático e popular para o Rio Grande do Norte, o Diretório Estadual orienta todos os Diretórios Municipais e Comissões Provisórias para o estabelecimento de parcerias político-administrativas com as gestões do PDT, PCdoB e PSB, tendo como base um programa de avanço para essas cidades e uma aliança para 2014 que suprima a política conservadora hoje liderada pelo governo do DEM.

Natal, 01 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário