quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agricultores do Alto Oeste Potiguar se recusam receber cisternas de plastico do Governo do RN


Os agricultores da região do alto oeste potiguar mais precisamente no município de Caraúbas, estão se recusando a receber as cisternas de plástico polietileno oferecidas pelo governo. Eles alegam que o material não resiste ao calor do sertão.

Para atender as regiões que sofrem com estiagem prolongada foi instituído o programa Água para Todos, do governo federal. O objetivo é implementar 750 mil cisternas até 2014. Originalmente, as cisternas são feitas de placas de cimento, construídas a partir do processo de mobilização e capacitação das famílias beneficiadas nas próprias comunidades e áreas rurais através do Programa de Mobilização Social Um Milhão de Cisternas Rurais - P1MC.


No final do ano passado, quando o governo Dilma propôs o Programa Água para Todos com as cisternas de plastico, os movimentos sociais e sindical através da ASA(Articulação do Semiárido) realizou um ato de protesto a nível de nordeste na cidade de Petrolina contra o programa nesses modelo e ainda assim o governo insiste em executar o atual programa com as cisternas de plastico.

Na opinião dos movimentos de representação dos agricultores o P1MC na modalidade de cisterna de placa, possibilita a mobilização local, capacitação e formação das famílias na participação da políticas publicas locais, movimentação da economia local e os cuidados com o trato da água. O atual programa com as cisternas de plastico tira o processo de mobilização e formação social e os valores ainda por cima são maiores que o modelo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário