quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jovens Indígenas participam de 1º Encontro do RN em João Câmara


Mesa temática do 1º Encontro de jovens indígenas


O município de João Câmara está sediando o 1º Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte. O evento com duração de dois dias(18 e 19) foi aberto na manhã desta quinta-feira(18) no Plenário da Câmara Municipal com a participação de representantes da Funai, UFRN, IDEMA, APOINME e outras instituições, inclusive do viszinho Estado da Paraíba.

O encontro teve início com uma exposição sobre o processo de organização do evento, pela coordenadora da Microrregião da Apoinme no RN, Tayse, que também deu boas vindas aos participantes.

Em seguida foi constituída a 1ª Mesa Temática abordando diversos temas relacionado ao movimento indígena no RN, como a organização, participação social e autonomia dos jovens indígenas do RN.

Luiz Soares, liderança indígena da comunidade Catu, e representante titular no Comitê Regional da Coordenação Nordeste II da Funai, falou sobre a afirmação da identidade indígena. Vandré Arcanjo(jovem indígena do Catu) expôs sobre o tema: Jovens Indígenas do RN: Atuação no Movimento Indígena do Estado. Já Francinaldo Potiguara(OJIP/PB) falou sobre a organização social e autonomia. Valda Arcanjo, coordenadora de Mulheres Apoinme no RN, abordou o tema: Mulher Indígena no RN.

Na parte da tarde foi constituída a 2 Mesa Temática, com palestras de Valda Arcanjo(Catu), representantes do governo do Estado  e coordenadora técnica da Funai de João Pessoa(PB).

A noite haverá na comunidade do Amarelão, zona rural do município de João Câmara, uma noite cultural com apresentação do Grupo de Flauta imaculada Conceição, lançamento do livro: Identidade Indígena no RN – Caminhos e descaminhos dos Mendonças do Amarelão, de autoria da antropóloga Jussara Galhardo Aguirres Guerra, exposição de artesanato local e Toré.

No segundo dia, haverá trabalhos em grupo, apresentação dos resultados , debate, encaminhamentos, leitura e aprovação do documento final, avaliação do encontro, ritual de encerramento. 

Fonte: Blog de Assis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário