terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pela voz dos agricultores e agricultoras mais experientes, os sinais mostram que teremos um bom inverno em 2013.

Aroeira localizada no loteamento do cabeço(estrada do semitério) com sua carga em peso.
Foto: Renato Finizolla.

De acordo com as crenças, experiências e marcas populares do homem e da mulher do semi árido brasileiro, os sinais já demostram um bom inverno para 2013. De ver a velha aroeira com uma carga extremamente pesada e segura de certo que a semente está madura e segura é sinal de próximo ano de chuva e fartura.

Outros sinais como o vento do norte chegando mais cedo, a estrela Dalva em certo período constante e outras formas de crenças são formas de manifestação de nosso povo do semi árido brasileiro e nordestino se expressar a prever se o ano vindouro será ou não bom de inverno. Na foto a cima por exemplo vemos uma aroeira carregada de sementes já perto da secagem e de iniciar sua queda e esperar chuva para germinar, a aroeira assim como a emburana são plantas típicas do semi árido e extremamente resistentes a anos de secas.

No ano em que a carga de sementes de aroeira não se segura e cai madura antes de secar e ficar no ponto da germinação quando chegar a chuva é sinal de pouca chuva, já no ano em que a carga é muita e não cai antes do tempo de secar o próximo ano será bom de inverno. Para os estudiosos do assunto, em reunião realizada em junho deste ano a expectativa não era naquele momento lá muito boa, o fenômeno natural chama El Niño é o responsável por toda esta estiagem que vem e poderá a continua de acordo com os especialistas naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário