terça-feira, 18 de setembro de 2012

46 alunos colam grau em pedagogia da terra no Rio Grande do Norte


Marcada para a próxima quinta-feira (20) a colação de grau de 46 universitários oriundos de assentamentos da Reforma Agrária no Rio Grande do Norte. Eles estão concluindo o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, chamado de /Pedagogia da Terra/, uma ação que faz parte do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera), realizada em parceria entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN).

As atividades de formatura, que contarão com as presenças do superintendente regional do Incra/RN, Valmir Alves, e da representante da *Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra/Sede, Érika Eugênia Coutinho, serão iniciadas amanhã (19) com um ato ecumênico agendado para as 16h, no Centro Patativa do Assaré, em Ceará-Mirim (RN), seguida da aula da saudade, às 19h. No dia seguinte, ocorrerá a colação de grau, às 19h, na Estação Cultural, também em Ceará-Mirim; e finalmente, com o baile de formatura às 21h.

Porém, para alcançar o tão sonhado diploma de 3º grau os trabalhadores assentados enfrentaram alguns problemas. As atividades iniciaram-se em 2007, mas depois de quatro semestres letivos foram interrompidas no final de 2008, devido à suspensão do pagamento de bolsas a alunos e professores. O Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que aquele pagamento era irregular. Resolvida a questão, as aulas foram retomadas em 2011 através de termo de cooperação firmado pelo instituto agrário diretamente com a UFRN.

A grade de aula contou com carga horária de mais de três mil horas-aula, sendo administradas as disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em Pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram aulas presenciais (tempo/escola), que ocorreram nas instalações da UFRN, e 
realizam vivência nos assentamentos rurais (tempo/comunidade).

INVESTIMENTOS* - O Incra investiu cerca de R$ 620 mil, recursos destinado ao transporte dos estudantes, alimentação, hospedagem, material didático e de expediente. Quanto a UFRN, coube oferecer professores e infraestrutura de salas de aula. A autarquia da reforma agrária, por intermédio da CNPq, viabilizou ainda o custeio de bolsas para monitores, que atuaram durante os últimos dois anos nas atividades do curso. A turma conta com 46 formandos moradores de 20 assentamentos localizados nos municípios do Território da Cidadania do Mato Grande. São eles: João Câmara, São Miguel do Gostoso, Touros, Ceará-Mirim, Bento Fernandes, Poço Branco, São Rafael, Macaíba, Ielmo Marinho, Senador Eloi de Souza e Pureza. Inicialmente foram matriculados 60 selecionados. “Mesmo sem contar as adversidades havidas no processo, esse número de 46 formandos já é um sucesso, porque trata-se de educação de qualidade e de nível superior chegado a este público da reforma agrária” comemorou Valmir Alves.

Depois de formados, os assentados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação. Esta turma é a terceira a concluir o Pedagogia da Terra. A duas primeiras se formarão em Mossoró, no ano passado, num convênio feito entre esta autarquia agrária e a Universidade do Estado do RN (UERN). No Rio Grande do Norte, o Incra investiu recursos que ultrapassam R$ 7 milhões para atendimento de dois mil jovens e adultos trabalhadores rurais assentados, em cursos de educação de jovens e adultos, profissionalizantes e de nível superior.

PRONERA* - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de 
reforma agrária. Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Pronera capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.

Fonte: Debora Azevedo - Assessoria de Comunicação INCRA/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário