terça-feira, 7 de agosto de 2012

Apezar da burocracia, agricultores familiares começam a ter acesso ao crédito estiagem em Jandaíra


Gerente de negócios do PRONAF do BNB de Macau Paulo George em reunião com agricultores jandairensses e representante do Sindicato

Ouvir no rádio ou assistir na televisão quando o governo anuncia tantos milhões para a agricultura familiar é bonito e até pensamos ser fácio chegar de fato aos agricultores e agricultoras familiares. Este ano a Presidenta da republica Dilma anunciou bem no final de abril e inicio de maio o chamado crédito especial estiagem e logo depois de mais de 5 mil agricultores familiares irem a Brasília durante o nosso 18º Grito da Terra Brasil a presidenta voltou a anunciar mais de 22 bilhões para a agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.

O fato é que o desafio para todos os agricultores e agricultoras familiares e para nós que os representamos é fazer com quer esse dinheiro de fato chegue a eles e elas de fato. É bem lembrado que quando mim refiro a nós é pelo fato de compreender que temos o papél de organizar os mesmo para o acesso, mas é importante ressaltarmos que mesmo a presidenta ter anunciado e depois a governadora do estado Rosalba Ciarline ter reanunciado, agora é que os primeiros agricultores tiveram acesso em Jandaíra.

Apezar do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra ter colocado a disposição, quase que de forma voluntária uma jovem técnica em agropecuária para a elaboração dos projetos e articular parceria com duas agencias do Banco do Nordeste, no caso a de Macau e a de Angicos, ainda assim não tem sido fácio vencer uns dos principais impecilio do acesso ao crédito rural na nossa opinião, a burocracia bancária. É fato que uns dos principais intraves vem associado a falta de assistencia técnica, mas como já falamos na realidade anunciada de um crédito desburocratizado e para atender aos agricultores em estado de emergencia em conseguencia da seca, na nossa visão necessitava de mais agilidade na burocracia e nos demais procedimentos.

Até agora entre os agricultores familiares com Declarações de Aptidão ao PRONAF - DAP em Jandaíra nos enquadramentos "B" ou "V", ou seja para quem é "B" com renda familiar abaixo de 6 mil reais ano e para "V" acima disso apenas 9 familias finalizarão o mês de julho com projetos aprovados no Banco do Nordeste, toalizando uma média 33 mil reias. Esperamos até o fim de dezembro podermos expandir esse acesso, mesmo diante das dificuldades e principalmete o maior assentamento não poder ter acesso por falta de uma licença ambiental que segundo o INCRA está sem recursos para operar essa rubrica.

Por Jocelino Dantas Batista - Presidente do STTR de Jandaíra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário