quarta-feira, 2 de maio de 2012

FOTO TIRADA EM ASSENTAMENTO DO RN GANHA PRÊMIO REGIONAL DO BNB


Uma foto em que mostra a produção de abacaxi no assentamento Planalto do Retiro, em Touros (RN), recebeu o prêmio de melhor fotografia no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, edição 2012. O vencedor foi o repórter fotográfico, Júnior Santos, do Jornal Tribuna do Norte (RN). A entrega da premiação foi  realizada ontem (25), à noite, em Fortaleza (CE), durante o 4º Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste e contou com a participação de jornalistas de toda a região, além de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e do Distrito Federal.

Na Categoria Foto, o repórter fotográrico Júnior Santos levou o prêmio com o trabalho "Os frutos do Planalto do Retiro", que mostra o avanço da produção de abacaxi no assentamento  Planalto do Retiro, uma área da reforma agrária, implantada pelo Incra do Rio Grande do Norte, em 2003. Esse mesmo fotógrafo já havia sido premiado pelo banco em 2008, também na categoria regional, com fotos do Parque Eólico instalado no Assentamento Zumbi/Rio do Fogo. 

HISTÓRICO - O assentamento foi criado para garantir terra a 70 famílias da região de Touros. Somente em 2005 o plantio do ananás, outro nome dado à fruta, teve início. Das 70 famílias que moram no assentamento, inicialmente 40 decidiram apostar na cultura. A vocação natural da área, a excelente qualidade da terra e o trabalho das famílias assentadas, que acreditaram no cultivo do abacaxi, foram adubos importantes nesse crescimento da produção. Hoje, 55 famílias vivem da cultura. Em 2005, foram plantados 30 hectares. Em 2006, a área aumentou para cem hectares. Em 2009, o total ultrapassou 200 hectares plantados e a colheita foi de dois milhões de frutos. A safra 2010/2011 foi considerada recorde desde o início do cultivo. Tal fato destaca a comunidade rural como o assentamento que mais produz abacaxi no estado. A fruta é tão importante para a economia local que as 55 famílias produtoras do abacaxi apelidaram a fruta de "Ouro do Planalto".Em Planalto do Retiro, na safra 2010/2011, foram plantadas cerca de 500 hectares, o equivalente a 36% de toda a área do assentamento, sendo colhido cerca de seis milhões de frutos até dezembro passado.

PRÊMIO DO BNB - Ao todo, foram inscritos 110 trabalhos no prêmio, em cinco categorias, oriundos de mais de 70 veículos de comunicação de todo o Nordeste, além dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e do Distrito Federal. Jornalistas de onze estados disputaram a edição 2011. “Informação e desenvolvimento voam juntos”. A assertiva que resume a  identidade visual do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, edição 2012, sintetiza o pensamento dos que fazem o BNB e enxergam na premiação uma contribuição à sociedade.

Desenvolvimento também se faz com estímulo à conscientização e participação cidadã, um dos mais nobres atributos do fazer jornalístico. Nesse contexto, premiar a produção de reportagens que aprofundem temas de interesse regional é para nós motivo de orgulho.

O prêmio é um reconhecimento a profissionais que consideramos exemplos de vigilância e dedicação a essa atividade tão particular. Jornalistas sabedores de que sua missão não se esgota nas horas que passam nas redações, na medida em que o trabalho já se confunde com seu próprio modo de vida. A premiação contemplará matérias que digam respeito ao desenvolvimento regional, com ênfase na contribuição do crédito para o crescimento econômico e social nordestino. 

Abaixo, a foto premiada:


Fonte: assessoria de Comunicação do INCRA/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário