segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fátima Bezerra integra comitiva brasileira na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá


Presidenta da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) integra a delegação que vai participar da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo), na Colômbia. O Brasil será o país homenageado nesta edição, que irá celebrar a diversidade da literatura e da cultura brasileira. A estimativa é que a 25ª edição da FILbo receba 500 expositores e mais de 400 mil visitantes. O slogan é “Bogotá se Veste de Brasil”. A comitiva embarcou na manhã de hoje (16).

Ao lado do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, que lidera a comitiva, fará abertura oficial da feira nesta segunda-feira (16). Na agenda, reuniões com autoridades colombianas, escritores, editores e representantes do setor de livro e leitura. 

Fabiano dos Santos, subdiretor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), ressaltou a participação do Brasil na feira, que é considerada uma das mais importantes da America Latina. “A participação do Brasil é muito importante como forma de estreitar a relação com a Colômbia em um intercâmbio institucional e cultural. Vale salientar que recentemente estive participando como membro da CERLALC de uma reunião na Comissão de Educação e Cultural em Brasília. Reunião em que estiveram presentes o deputado Newton Lima e a deputada Fátima Bezerra. Na ocasião, surgiram vários temas para uma agenda de cooperação. A vinda da deputada Fátima Bezerra traduz a importância que a política do livro e da leitura tem no âmbito da Comissão de Educação”, destaca.

Durante a feira será realizada uma reunião entre os membros da Comissão de Educação do Brasil com os deputados colombianos membros da Comissão de Educação. “Será uma agenda importante na busca de um intercâmbio político e estreitamento das relações entre a Frente Parlamentar da Leitura e do Livro do Brasil e o Congresso Colombiano", acredita Fabiano.

Na terça-feira (17), a comitiva brasileira se encontra com o embaixador do Brasil na Colômbia, com representantes do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e com a imprensa. 

Na quarta (18), participa da abertura do Colóquio Políticas Públicas sobre leitura, o livro e as bibliotecas, visita duas bibliotecas públicas e encerra o dia na conferência da escritora Nélida Pinõn.

Além da deputada Fátima Bezerra e da Ministra Ana de Hollanda, compõem a comitiva os deputados federais Newton Lima Neto (PT/SP) e Antônio Roberto Soares (PV/MG); o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim e a Assessora Especial da Ministra, Christina Abelha.

Espaço Brasil
O pavilhão brasileiro no evento terá três mil metros quadrados e será o palco de debates, mostras de filmes nacionais, exposições e espetáculos musicais e de dança, além de muita literatura - já que a programação contará com cerca de 50 escritores brasileiros. 

Essa ação interministerial consolida a determinação do governo brasileiro de contribuir para o processo de internacionalização do livro e da literatura nacional. E a homenagem em Bogotá é apenas o início dessa nova estratégia de atuação do País no cenário literário internacional. 

Verde e amarelo 
Os autores brasileiros falarão em diferentes espaços da feira. No pavilhão brasileiro, acontecerá o ciclo Aquarela Brasileira, com autores nacionais e homenagens. 

Os centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues serão celebrados com leituras de trechos de seus livros por atores colombianos. Millôr Fernandes será tema de debate; Carlos Drummond de Andrade, de uma mesa redonda; e Guimarães Rosa será lembrado no lançamento da sétima edição do concurso literário promovido pelo Instituto Cultural Brasil Colômbia (Ibraco). 

O espaço brasileiro abrigará ainda duas importantes exposições: Cora Coralina - Coração do Brasil e Clarice Lispector - A hora da estrela, que mostrarão um Brasil diverso e rico em seus aspectos regionais e universais. Além disso, também será palco do seminário de políticas públicas de leitura organizado pelo Cerlalc, órgão ligado à Unesco. 

A feira estará aberta ao público entre os dias 18 de abril e 1º de maio.

Com informações: Governo Federal 
Fonte: Assessoria de comunicação da Deputada Fátima Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário