quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESTIAGEM - Sete municípios do Mato Grande estão na lista dos que estão em situação de emergência por causa da seca

Santana do Matos: Seca castiga cidades no interior do RN
O Governo do Rio Grande do Norte decretou estado de emergência em 139 municípios devido à estiagem. O decreto, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, foi publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE).



De acordo com o texto do decreto número 22.637, o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), "aferiu irregular distribuição temporal e espacial das chuvas no ínterim dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, com o predomínio da ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante esses meses no Estado, prejudicando principalmente a ocorrência de chuvas durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos".



O documento diz ainda que a zona rural dos municípios do RN já se encontra afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.



Os 139 municípios atingidos pela seca - 83,23% do total de 167 - possuem, juntos, uma população rural afetada em torno de 500 mil pessoas.



 O documento leva em consideração ainda o fato de que as pancadas de chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios; açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, importante recurso para o suprimento da população rural com água potável.



O decreto prevê que o estado de emergência deve perdurar por 90 dias, podendo ser estendido por igual período. Com a decretação, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pelo desastre, mediante prévia articulação com  a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e de acordo com o planejado com a devida antecipação.




Na região do mato grande estão os seguintes municípios:  Bento FernandesJandaíraJoão CâmaraParazinho,  Pedra GrandePoço Branco eTouros.


Fonte Tribuna do norte/Blog Jandaíra em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário