terça-feira, 17 de abril de 2012

ABERTURA CONJUNTA MARCA INÍCIO DE SEMINÁRIO, OFICINA E REUNIÃO NA CONTAG



Foi realizada, na manhã desta terça-feira (17 de abril), no auditório do Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília, a abertura conjunta do Seminário Nacional sobre o uso de Agrotóxico na Agricultura, da Oficina Preparatória das Ações do Projeto para Multiplicadores(as) e da reunião da Diretoria da CONTAG com os presidentes das Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs). O plenário ficou lotado com a presença de lideranças e assessores de todo o país e de demais convidados(as).

A mesa foi composta pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, pela secretária de Mulheres da confederação e secretária de Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro, pela vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da confederação e secretária-geral da Coprofam, Alessandra Lunas, e pelo secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antonio Lucas. Também fizeram parte a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Julia Roland, o coordenador da Saúde do Trabalhador, Carlos Vaz, que representou a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, José Paulo da Silva, representante da Presidência da Fiocruz-RJ, e Daniela Macedo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo Broch, esse seminário é o reflexo de uma grande luta do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Esse é um problema que atinge milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais em todo o país”, atesta. O presidente destacou que os dados oficiais do governo apontam que de 2000 a 2010 houve um aumento de 190% de uso de agrotóxicos no Brasil. “Precisamos discutir regras para o uso, pois a saúde de todos está envolvida. Temos que intervir para que tenhamos um modelo de desenvolvimento mais sustentável”, afirma.

Já Carmen refletiu que todos(as) sabem dos impactos que o uso de agrotóxicos traz para o meio ambiente. A Marcha das Margaridas levantou essa questão em sua pauta de reivindicações e várias secretarias da CONTAG estão se unindo nessa batalha”, avalia. A secretária informa que, durante a Marcha, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação da Política Nacional de Agroecologia, que está atualmente em fase construção, e deve ser lançada na Rio+20, em junho desse ano.

Por outro lado, Alessandra reforça a importância desse debate para o planeta. “Temos que fazer uma reflexão sobre o que significa esse modelo de desenvolvimento que nós defendemos para a qualidade de vida dos nossos trabalhadores e trabalhadoras, para a soberania e segurança alimentar e para a qualidade da produção de alimentos”, afirma. A sindicalista completa que a América Latina está sofrendo sérios impactos por esse modelo de desenvolvimento que está sendo praticado.

Por fim, a representante do Ministério da Saúde, Júlia Roland, avaliou que o fato de a CONTAG integrar o Conselho Nacional de Saúde e de sempre realizar mobilizações, contribui e pressiona para que haja avanços nas políticas públicas sociais. “Mas, é preciso ainda avançar na inserção de fato das populações do campo e da floresta nestas políticas. É inadmissível que os trabalhadores e as trabalhadoras rurais sofram ainda hoje pelo uso indiscriminado de agrotóxicos”, opina. Segundo Júlia, essa é uma luta antiga, mas é difícil enfrentá-la porque envolve interesses econômicos. “Não queremos esse tipo de título que é o de campeão do uso de agrotóxicos. Afinal, está claro que quem faz o uso tem a saúde totalmente comprometida, além de atingir toda a sociedade a partir da contaminação da água e dos produtos”, alerta.

Nesse momento, cada grupo já se dividiu e iniciou a programação específica. O Seminário Nacional sobre o uso de Agrotóxico na Agricultura permanece no auditório do CESIR, a Oficina Preparatória das Ações do Projeto para Multiplicadores(as) está sendo realizado no Auditório Margarida Maria Alves, na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), e a reunião da Diretoria da CONTAG com os presidentes das FETAGs, na sala de reuniões da sede da confederação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário